sexta-feira, 16 de setembro de 2011
Petrobras Distribuidora investirá R$ 5,2 bi nos próximos cinco anos
A partir da estratégia de manter a liderança e aumentar sua participação no mercado brasileiro de distribuição de combustíveis, reforçar o crescimento de suas vendas, ampliar sua capacidade logística e se tornar a marca preferida dos consumidores brasileiros, a Petrobras Distribuidora investirá R$ 5,2 bilhões no período de 2011 a 2015. Esse total é 24% maior do que o valor estimado pelo Plano de Negócios 2010-2014 devido à necessidade de ampliação da estrutura logística da subsidiária.
Do montante previsto, a área de Operações e Logísticas receberá 41% dos investimentos (R$ 2,216 bilhões), sendo seguida pelas áreas de Mercado Consumidor, com 20% (R$ 1, 062 bilhão) e Mercado automotivo, 19% (R$ 976 milhões). A Petrobras Distribuidora reservou à Liquigás - sua subsidiária para distribuição de Gás Liquefeito de Petróleo (GLP) - R$ 715 milhões, 14% do total de seus investimentos. Já a área corporativa terá R$ 190 milhões (4%) e os 2% restantes estão voltados para aportes.
Principais projetos
No entender do presidente da Petrobras Distribuidora, José Lima de Andrade Neto, a subsidiária está transpondo um novo patamar ao estabelecer investimentos que ultrapassam a cifra do bilhão. "A rigor, vamos investir cerca de 60% do capital empregado, o que é ao mesmo tempo uma proposta ousada e um compromisso estrito com o crescimento da empresa e também do país", afirmou ele. Entre os resultados esperados com a aplicação do Plano está o crescimento de sua participação de mercado para além dos 40%.
Para atingir este objetivo, a Petrobras Distribuidora definiu uma lista de projetos, cujos maiores consumirão, juntos, R$ 4, 815 bilhões do valor previsto pelo PN 2011-2015. Nela se encontram a construção, ampliação e melhoria das unidades operacionais; a automação de terminais e bases; a manutenção e ampliação da rede de postos e investimentos no segmento de GLP e em grandes consumidores.
Também estão incluídos a modernização e ampliação da fábrica de lubrificantes; uma nova planta de lubrificantes na área do Comperj; obras, instalações e equipamentos em pools e aeroportos; o incremento do segmento de asfalto; a implantação de dutos de gás canalizado no Espírito Santo e a implantação da distribuição do diesel de baixo teor de enxofre S-50 e do componente ARLA 32.
O movimento previsto pela BR se situa no cenário de investimentos crescente registrado pelo mercado de distribuição, após uma queda verificada em 2009. No período 2011-2015, espera-se, por exemplo, que a demanda de combustíveis tenha um aumento da ordem de 5,1% a 5,7% ao ano. Para dar conta de tal expansão, a Petrobras Distribuidora oferecerá uma infraestrutura ainda mais integrada, confiável e sustentável.
Maiores desafios
Sendo assim, a área de logística passou a concentrar a maior fatia de seus investimentos. Os recursos destinados aos terminais e bases incluídos no PN 2011-2015 totalizam R$ 1,9 bilhão através das operações de adaptação, automação, construção e ampliação. Um aumento de 155,6% em relação ao plano anterior, que previa R$ 744 milhões. Serão construídas duas bases, uma em Cruzeiro do Sul, no Acre e Porto Nacional, em Tocantins, cujas obras serão concluídas no primeiro semestre de 2013.
Acompanhando o crescimento do mercado, a Petrobras Distribuidora também está incrementando seus investimentos em lubrificantes e tem como meta aumentar sua participação nesse segmento. Hoje, a BR é líder de mercado com 20% de market share e pretende crescer sua fatia para 28% nos próximos quatro anos. Para tanto, a companhia pretende ampliar e modernizar sua fábrica de lubrificantes instalada em Duque de Caxias.
Com isso, a capacidade de processamento passará dos atuais 27.000 m³/mês para até 42.000 m³/mês, um incremento de aproximadamente 70%. A fábrica também adotará os mais modernos padrões de automatização industrial existentes hoje e se tornará uma das dez maiores fábricas de lubrificantes do mundo. Além deste processo, o Plano de Negócios BR 2011-2015 prevê a construção de uma nova fábrica de lubrificantes na região do Comperj. A unidade terá uma capacidade máxima de processamento de aproximadamente 20.000 m³/mês e deverá entrar em operação em 2016.
O segmento de combustíveis limpos também guarda um desafio para BR, que pretende garantir a evolução de seu market share na venda de etanol hidratado, hoje estimado em 22,2%. Isto porque se trata de um mercado volátil, com sazonalidade forte, logística pulverizada - o Brasil hoje possui mais de 400 usinas, segundo a Única - e oscilações na disponibilidade do produto e nas variações de preços. Além do etanol, outro desafio será, a partir de janeiro de 2012, a entrada no mercado do diesel S-50 e do ARLA 32, que demandarão a adequação de 47 unidades operacionais (entre terminais e bases) para o atendimento ao marco regulatório.
Por último, com o crescimento da demanda de QAV/GAV no Brasil (estimado em 4,9% ao ano até 2020) e o aumento do tráfego aéreo por conta dos jogos da Copa do Mundo, em 2014, e das Olimpíadas, em 2016, a Petrobras Distribuidora está realizando investimentos destinados à ampliação da tancagem em alguns dos aeroportos em que se encontra presente. Neste caso, Natal, Brasília, Galeão/RJ, Campinas, Guarulhos e Porto Alegre terão um total de 43.000 m³/mês adicionais. Além disso, a BR está adquirindo novas unidades de abastecimentos de aeronaves e prevê a entrada em seis novos aeroportos em 2011 (Zona da Mata - MG, Navegantes - SC, Itirapina - SP, Maringá - PR e Imperatriz - MA); e ainda os de Foz do Iguaçu (PR), Eirunepé (AM), Macapá (AP) e Ilhéus (BA), nos anos seguintes. Atualmente, o market share da Petrobras Distribuidora no mercado de distribuição de produtos de aviação é da ordem de 60%.
* Fonte: Blog da Petrobras
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